Setembro é o Mês Internacional da Prevenção do Suicídio. A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil em 2015 e a primeira edição em Portugal teve lugar em Beja em 2017. Em 2018 assinala-se a segunda edição desta campanha que tem como ponto de partida a comemoração do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio a 10 de setembro.

Ao longo deste mês a ARIS da Planície, com o apoio da Direção-Geral da Saúde e em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Beja, a Câmara Municipal de Beja e diversas entidades locais e nacionais, vai falar sobre suicídio com a população do Baixo Alentejo. Seguindo o mote da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio para esta data vamos trabalhar em conjunto para prevenir o suicídio, em estreita colaboração com profissionais de várias áreas e a comunidade do Baixo Alentejo.

A programação está dividida em quatro eixos temáticos:

– Carrinha do Setembro Amarelo
– Cycle Around the Globe/Volta ao Mundo a Pedalar
– Os Média e a Saúde Mental
– A Arquitetura e a Saúde Mental

A Carrinha do Setembro Amarelo vai percorrer o Baixo Alentejo, colocando profissionais de saúde e a população em contacto direto para a sensibilizar sobre Depressão e Prevenção do Suicídio e para reduzir o estigma associado à doença mental.

A campanha Cycle Around the Globe é um projeto da International
Association for Suicide Prevention a que se juntam os serviços de Psiquiatria de Portalegre, Évora, Beja e Santiago do Cacém e as associações Realmente,
MetAlentejo e ARIS da Planície. Ao longo do mês, três etapas de ciclismo vão ligar as quatro localidades do Alentejo.

O programa vai também ser marcado por um colóquio e duas oficinas de trabalho.

No eixo de programação Os Média e a Saúde Mental vamos explorar em conjunto com jornalistas o papel dos órgãos de comunicação social na prevenção do suicídio no colóquio Noticiar o Suicídio e debater a Comunicação em/de Saúde Mental.

Vamos também juntar-nos à mesa com arquitetos e estudantes de arquitetura que se deslocarão a Beja para desenvolver propostas de requalificação para os Silos dos Moínhos de Santa Iria na Rua da Lavoura, Beja, trabalho que culminará na oficina de trabalho Espaços na Prevenção do Suicídio.

Todas as atividades da campanha Setembro Amarelo são de entrada livre. Reserve a sua entrada no colóquio “Noticiar o Suicídio” e nas oficinas de trabalho “Comunicação em/de Saúde Mental” e “Espaços na Prevenção do Suicídio” através desta ligação.

Para mais informações sobre a campanha Setembro Amarelo consulte o programa completo em .pdf ou entre em contacto com a ARIS da Planície através do endereço de email arisdaplanície@gmail.com.