Skip to content

Projeto ARIS em destaque no 7.º Congresso da Associação Psiquiátrica Alentejana

A ARIS da Planície e o Observatório dos Comportamentos Suicidários do Baixo Alentejo vão marcar presença no 7.º Congresso da Associação Psiquiátrica Alentejana que decorre entre os dias 14 e 16 de junho na localidade de Castelo de Vide.

Na manhã do segundo dia (15 de junho às 11 horas), a Dra. Maria Teresa Valadas e o Dr. Paulo R. Barbosa do Serviço de Psiquiatria e a Enf. Maria Charneco do Serviço de Urgência, membros do Observatório dos Comportamentos Suicidários da USLBA, vão intervir num simpósio dedicado ao Suicídio no Alentejo.

O Projeto ARIS estará em destaque neste simpósio, que também será o lugar onde serão revelados os primeiros pormenores da segunda edição do Setembro Amarelo — Mês da Prevenção do Suicídio.

A ULSBA estará também representado pela Dra. Ana Matos Pires (diretora do Serviço de Psiquiatria da ULSBA), Dra. Joana Isaac, Dra. Mariana Mangas e Dra. Sónia Farinha Silva (também do Serviço de Psiquiatria da ULSBA) e pela Dra. Rita Ramalho (da USF Alfa Beja).

Visite o site da Associação Psiquiátrica Alentejana ou consulte o programa do 7.º Congresso.

cartazAPA

Ciclo de Palestras em Saúde Mental

Nos dias 13 e 20 de junho, o Instituto Politécnico de Beja recebe um Ciclo de Palestras em Saúde Mental. Esta iniciativa é da responsabilidade do Gabinete de Apoio Psicopedagógico do Instituto Politécnico de Beja em conjunto com a ARIS da Planície e o Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

As sessões decorrerão no Auditório 1 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e contarão com a presença da Dra. Sónia Farinha Silva, médica interna de Psiquiatria.

No dia 13 de junho às 16 horas, a palestra “Do mito à realidade em doença mental” terá como foco a luta contra o estigma da doença mental, bem como a desconstrução de alguns mitos ligados à doença e aos doentes mentais.

A palestra de dia 20 de junho às 16 horas, terá como tema “Quando a Tristeza já é Depressão: Sinais de Alerta“.

Consulte aqui o cartaz da iniciativa.

ARIS da Planície no III Congresso da Fundação SNS

A ARIS da Planície marcou presença no III Congresso SNS: Património de todos que teve lugar em Coimbra nos dias 18 e 19 de maio de 2018 com a apresentação de um poster que deu a conhecer a iniciativa “Agarra-te à Vida (porque a vida vale a pena!)”, apresentando o programa radiofónico enquanto atividade de promoção do aumento da literacia em Saúde Mental.

Agarra-te à Vida (porque a vida vale a pena!)
A. Matos-Pires, S. Farinha Silva, P. Barbosa, J.Coelho, A. Pardal
Serviço de Psiquiatria da ULSBA e Associação ARIS da Planície

AgarraTeAVida
O programa Agarra-te à Vida (porque a vida vale a pena!) é um espaço radiofónico desenvolvido na área da literacia para a saúde, luta contra o estigma e prevenção da depressão e do suicídio, desenvolvido no âmbito do Projeto ARIS. As rubricas respondem a uma questão, semanalmente, sobre saúde mental e podem ser ouvidas, na emissão da Voz da Planície, 104.5 nos seguintes horários: segundas-feiras às 09h15, terças-feiras às 20h00, quartas-feiras às 09h15, quintas-feiras às 20h00, sábados às 07h00, domingos às 18h00 Também se podem ouvir os programas anteriores no site da Rádio Voz da Planície.

Creative/Minds: submissão de trabalhos até 31 de agosto

O prazo para submissão de trabalhos para o concurso Creative/Minds foi alargado até 31 de agosto de 2018.

As candidaturas ao concurso podem submetidas ser por via eletrónica, através do formulário ou presencialmente, na Santa Casa da Misericórdia de Beja, Rua D. Manuel I, 19, 7800-306 Beja, ao cuidado de Marisa Carvalho, entregando cumulativamente o formulário de inscrição.


O prazo de entrega das candidaturas é até dia 31 de maio de 2018.

» Consulte o regulamento.
» Envie um trabalho.
» Faça download da ficha de inscrição (para entrega presencial do trabalho)
» Coloque-nos a sua questão, por email, através do endereço creativeminds.aris@gmail.com ou através da página de facebook da ARIS da Planície.

Histórias e lengalengas juntaram crianças e idosos em Encontros de Gerações

No passado mês de maio realizaram-se os dois primeiros Encontros de Gerações com o objetivo de lutar contra o isolamento, promover a interação, o enriquecimento pessoal e cultural das crianças e dos idosos.

No dia 21 de maio a iniciativa contou com participantes do Centro Social Nossa Senhora da Graça e do Jardim de Infância de Baleizão, que se juntaram para partilhar histórias. O segundo Encontro no dia 28 de maio, foi dedicado às lengalengas e decorreu com utentes do Patronato de Santo António – Pré-primária e do Lar D. José Patrocínio Dias.

Um terceiro encontro terá lugar no Centro Paroquial e Social do Salvador, em data a designar, para uma partilha das brincadeiras que marcaram duas gerações de utentes daquela instituição.

Ação de formação no Centro de Saúde de Castro Verde

Resultado de imagem para centro de saude castro verde

No passado dia 21 de março, o Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo promoveu uma ação formativa para os médicos e enfermeiros do Centro de Saúde de Castro Verde no âmbito da prevenção do suicídio.

Esta ação de formação parte de uma aposta no reforço da articulação entre o Serviço de Psiquiatria e os cuidados de saúde primários e enquadra-se no trabalho desenvolvido pelas equipas comunitárias de Psiquiatria.

A formação e sensibilização dos profissionais de saúde para a temática do Suicídio é uma importante estratégia de prevenção dos comportamentos suicidários, sendo um missão comum do Serviço de Psiquiatria, do Observatório dos Comportamentos Suicidários do Baixo Alentejo e da ARIS da Planície.

Foto: Rádio Ourique

Mensagem de boas-vindas

A ARIS da Planície – Associação de Reabilitação e Integração Social da Pessoa com Experiência de Doença Mental foi criada por um conjunto de técnicos do Departamento da Psiquiatria e Saúde Mental da ULSBA.

Em 2017 viu aprovado o Projeto ARIS, financiado pela Direção-Geral da Saúde no âmbito da Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio na área geográfica do Baixo Alentejo. São seus parceiros neste trabalho a Santa Casa da Misericórdia de Beja (SCMB), a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Câmara Municipal de Beja (CMB).

Estamos numa nova fase da nossa atividade que, esperamos, nos permita fazer mais, melhor e de modo continuado pela Saúde Mental na área de intervenção da ULSBA. O novo site e a nova página do Facebook fazem parte desse contributo.

Seja bem-vindo(a).

— Ana Matos Pires, Presidente da ARIS da Planície