Setembro Amarelo


A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2014 no Brasil tem como objetivo a consciencialização da população para a temática do suicídio, um problema especialmente relevante no Baixo Alentejo.

A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio assinala-se a 10 de setembro, mas a campanha estende-se a todo o ano a nível nacional.

A primeira edição desta campanha em Portugal realizou-se em Beja em 2017 pela mão da ARIS da Planície e do Observatório dos Comportamentos Suicidários do Baixo Alentejo (ULSBA), com a realização de tertúlias para a população, workshops para profissionais de saúde e com a participação na iniciativa Cycle Around the Globe da International Association for Suicide Prevention.

Em 2018, assinalou-se a segunda edição do Setembro Amarelo em Beja, ao mesmo tempo que se estendeu às outras capitais de distrito do Alentejo, através de sinergias entre a ARIS da Planície e outras associações sem fins lucrativos e serviços de Psiquiatria da região.

Saiba mais sobre a edição de 2018 do Setembro Amarelo em Beja em arisdaplanicie.com/setembroamarelo.